O QUADRIVIUM possui autênticos Princípios Fundamentais que orientam os procedimentos com discernimento e segurança. Entre eles, destacam-se o da Totalidade, o da Progressividade, o do Monitoramento, o da Multi-interdisciplinaridade, o da Atualização, o da Evidência e o do Rendimento.
Os Níveis de Consciência
A figura ao lado, pertencente ao Sistema Isotérico Universal - mal divulgado como Quarto Caminho, apresenta os círculos do conhecimento, ou níveis de consciência. Em se tratando de desenvolvimento interno, a situação não está nada bem: pelo menos 90% da massa humana encontram-se no Círculo da Confusão das Línguas. Ali estão situadas as pessoas que “representam os mais baixos níveis da pura mecanicidade e da inconsciência”. Urge DESPERTAR!
Sistema Isotérico 2.gif
O Autêntico Despertar
O QUADRIVIUM visa o despertar em várias dimensões - que é o autêntico despertar:
• o DESPERTAR para a verdadeira razão da vida: a Transcendência, a Amplificação da Consciência;
• o DESPERTAR para o estado de ataraxia (imperturbabilidade) perante as vicissitudes da vida;
• o DESPERTAR para as possibilidades do desenvolvimento das grandes e variadas potencialidades do ser humano;
• o DESPERTAR para a existência de instrumentos e procedimentos atualizados que aceleram o processo evolutivo interno;
• o DESPERTAR para se libertar da mecanicidade, do automatismo, dos condicionamentos limitadores, dos falsos valores sociais, dos preconceitos, das crenças e imagens ofuscantes, das couraças, dos apegos; para se libertar das emoções negativas (principalmente dos medos), dos vampiros emocionais, dos relacionamentos desgastantes, dos distúrbios de saúde, da inquietude da mente...
O Autoaperfeiçoamento deve Objetivar
• no Corpo Físico: autocura, prevenção em saúde e implementação de hipervitalidade;
• na Esfera Emocional: maturidade emocional e superação das emoções negativas;
• na Mente: quietude, lucidez, discernimento e capacidade de reflexão objetiva;
• no Corpo Energético: harmonização e potencialização - proteção contra energias invasoras (bloqueios energéticos), catarse energética e ativação de vórtices magnos e grandes;
• na vida social: relacionamentos de qualidade (e menos de quantidade) e incremento da fraternidade universal;
Chakras 7 lateral png.png
• na vida profissional: aprender a ter satisfação no que faz - considerar o trabalho como um meio de autodesenvolvimento; desempenhar com eficiência suas funções e trabalhar por amor à obra - o êxito financeiro será conseqüência.
O Início da Busca
Quando uma pessoa atinge certo nível de consciência existencial, inconformada com os limitados padrões convencionais que a prendem aos meros e ordinários processos da subsistência, ela busca meios que tornem sua existência mais plena.
É nesse momento, tipificado por inquietudes interiores e questionamentos diversos, que ocorre a busca pelas Escolas de Sabedoria, acreditando-se encontrar nelas os ensinamentos adequados para percorrer o caminho evolutivo de forma mais segura e consciente.
De fato, sem uma Escola seria difícil darmos os primeiros passos com segurança e lucidez. Através de procedimentos progressivos em graus de complexidade e sutilização podemos, trabalhando em equipe, acelerar efetivamente o processo interior.
Tipos de Escola
Escolas de Sabedoria existem desde remota antiguidade. São bem conhecidas as clássicas ou tradicionais, as quais, por conservarem os mesmos ensinamentos e práticas – até durante séculos - por transmissão sucessiva através de seus membros, são denominadas Escolas Conservadoras ou Estáticas.
Procedimentos antigos, técnicas cristalizadas, estruturadas e aprovadas há muito tempo, não são indício de melhor eficiência. Embora devamos reconhecer que, com raríssimas exceções, alguns convêm mesmo nos dias de hoje.
Na história humana, cada período tem seus problemas e necessidades próprios.
E para atendê-los adequadamente cada época deve elaborar novos instrumentos, novas técnicas, mais fortes, mais aprimorados, mais específicos. Não podemos viver hoje com os olhos de séculos passados. É perigoso ficarmos defasados do nosso tempo.
FRACTAL 11.gif
Espiral simbólica da evolução interna
A vida é um processo dinâmico. Vivemos num mundo de rápidas e constantes mudanças, as quais devem ser acompanhadas. Até nas pequenas coisas optamos pelo mais eficiente, pelo mais produtivo. Queremos economizar tempo, esforço e energia. Com técnicas de vanguarda poderemos, em qualquer ramo de atividade, produzir muito mais em menos tempo, menos esforço e com maior precisão. Portanto, a palavra chave para a autorrealização é ATUALIZAÇÃO. Por conseguinte, temos a oportunidade de acelerar de fato nosso processo evolutivo interior.
Dessas concepções surge outro tipo de escola: as Escolas Inovadoras ou Dinâmicas, as quais otimizam a evolução interior porque estão sempre se atualizando, renovando-se, adaptando-se às necessidades de cada momento. Este tipo de escola é muito raro.
As Vias Possíveis
O ser humano possui cinco instrumentos, estruturas ou veículos como meios ou vias de desenvolvimento interior supremo: o corpo físico (soma), a mente, o emocional, o corpo energético (corpo eletromagnético) e, muitíssimo raramente, a esfera sexual.
ESTRUT 5 s título B.jpg
Conforme o número de veículos utilizados por cada Escola, elas podem ser mono, bi ou multifocais. As escolas multifocais são também chamadas de Sintéticas ou Integrativas. Visto que entre tais estruturas ocorrem constantemente interferências mútuas, o trabalho realizado com apenas uma ou duas delas será pouco produtivo. O Quadrivium se estabelece como uma Escola Integradora Dinâmica.
A Sabedoria da Ação
O QUADRIVIUM utiliza conhecimentos de vanguarda e está estruturado sob a forma de Sistemas Integrados, objetivando, através da Sabedoria da Ação (o fazer consciente), a Saúde Real, o Auto-conhecimento Autêntico e a Amplificação da Consciência.
A Saúde (Vitalidade Real) - ignorada pela maioria das Escolas - é o pilar básico do QUADRIVIUM. A Saúde - que não deveria ser um fim em si mesmo, mas um meio - é a chave para toda e qualquer realização autêntica. Ela se torna imprescindível para se atingir algo maior: a tão almejada Transcendência. O grande sábio Pitágoras considerava que o máximo potencial mental só seria possível se o corpo fosse um instrumento eficiente.
O QUADRIVIUM abarca conhecimentos nas áreas da saúde, da filosofia, da psicologia, da expressão corporal, das artes, da psicossomática, entre outras. Dentre as disciplinas pouco ou nada conhecidas temos a Psicologia Arquetipal, a Psicologia Nutricional, a Ortobioenergética e a Biorritmologia.
Para Refletir
"É tolo uma sociedade apegar-se a velhas ideias em novos tempos como é tolo um homem
tentar vestir suas roupas de criança."
Thomas Jefferson
"Se as portas da percepção se abrissem,
tudo apareceria como é. "
William Blake
"Aquele que conhece aos outros é esperto;
aquele que conhece a si mesmo é iluminado."
Lao-Tzu
"Não é que gostemos de estar sós; é que amamos voar alto como a águia. E quando voamos alto, a companhia vai ficando mais e mais rarefeita até que some completamente. Não é nossa imprudência que nosso objetivo seja o topo das montanhas. É omissão das multidões
que sequer conseguem começar a escalá-las."
Henry David Thoreau
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Meditaçaõ
Meditar para despertar a consciência
Para quem já pratica ou praticou meditação, sabe que trata-se de algo impossível de definir.
Meditação é um estado de ser, um estado de consciência alerta, algo muito pessoal e a melhor forma de conhecer a meditação é vivenciando-a, praticando-a.
Há anos dando aulas de meditação, durante as quais integro várias fontes de sabedoria e práticas orientais sobre a "conquista deste estado", sempre inicio cada aula com a "explicação", ou abordagem de um aspecto deste vasto tema, além dos benefícios que cada técnica de meditação pode trazer.
Como veremos no texto a seguir, estes benefícios são o cerne para qualquer questão a ser trabalhada: os corpos, os chacras, a evolução em todos os sentidos e finalmente a conquista de um alinhamento com Deus.
O texto abaixo passa uma "idéia" do que vem a ser a meditação a partir da vivência e experiência de um buscador especial. Tem uma visão eclética proposital, para que ninguém se prenda a qualquer fronteira e possa discernir com liberdade qual a linguagem ou caminho da meditação que mais lhe toca.
O encontro do buscador está na capacidade dele entrar em contato, através da meditação, com estados mais elevados de consciência e perceber a vida por um novo portal de entendimento.
Conceição Trucom
OS ESTÁGIOS DA CONSCIÊNCIA
Para fins meramente ilustrativos, muitos sábios falaram em níveis de consciência. A consciência é uma só, mas ela se manifesta em vários níveis. Quando a consciência se manifesta, cada nível tem uma freqüência de onda diferente. Tudo no universo está em movimento, em constante vibração, o que significa que tudo se inter-relaciona através de uma vibração característica.
Como todos os sete estágios da consciência estão presentes no ser humano, a questão não é em que estágio ele está, mas em qual ele está funcionando AGORA. Qual está sendo a sua possibilidade AGORA. Porque num próximo momento você pode estar funcionando a partir de um outro prisma de consciência.
Nós todos flutuamos por esses estágios. Num dia só podemos estar uma hora com medo de não ter dinheiro no futuro e não ter onde morar (o medo do primeiro estágio), e depois de uma hora ter medo de ficar sozinho (o medo básico do segundo estágio), e mais adiante ter medo de perder o controle da vida ou uma profunda falta de confiança diante de tudo (terceiro estágio).
Esse artigo é só para brincar com esses conceitos e ver como a nossa mente reage diante dos outros e dos acontecimentos. Em cada nível a mente percebe o mundo de uma maneira. Aquele que vê o mundo com os olhos do amor e da compaixão abriu seu coração, e está funcionando do quarto nível para cima, muito diferente da pessoa que está só com medos da vida, sentindo-se separada de Deus, desamparada e solitária. Mas são apenas níveis mentais, não são realidades fixas.
Sempre a questão é: Quais os meus níveis preponderantes? Quais os meus níveis habituais? É apenas para isso que ajuda falar desses níveis. E para notarmos que cada um deles é natural acontecer. O universo é inteligente. Você já notou que seu cabelo cresce sem você controlar? E que sua unha cresce, seu sangue circula, sua respiração acontece, sem você escolher? O universo é mágico e surpreendente.
Quantas coisas estão acontecendo e não sendo feitas por nós, seres humanos. Por que nós achamos então que podemos controlar tudo que acontece ao redor?
Cada nível tem sua função e é perfeito em si mesmo. Nós somos os vários níveis. Mesmo que você não conheça alguns níveis, não importa. Nós precisamos conhecer bem alguns níveis, pois todos são importantes na evolução da consciência.
Não é uma questão de que você não deveria ter medo. Nós precisamos sentir medo para então conhecermos o seu oposto. O oposto do medo é o Amor. Mas como o branco pode ser conhecido sem o preto? Como o baixo pode ser conhecido sem o alto? Como o alegre pode ser conhecido sem o triste? Como o sucesso pode ser conhecido sem o fracasso? Se você não tem o contraste, não pode conhecer. Sem os três primeiros níveis de consciência, não é possível conhecer os demais. É do carvão que nasce o diamante.
Os sete estágios:
O primeiro estágio da consciência no ser humano é caracterizado pela busca da sobrevivência. Um teto onde morar, algo para comer. É a base para a formação de um ser humano. Um corpo sadio, um corpo saudável.
O segundo estágio da consciência em nós é o caracterizado pelo desejo de sexo e poder. O desejo de dominar, a competição, e o sexo pelo sexo. Não há encontro de dois seres, apenas o encontro de dois corpos. Se para preencher seu vazio a pessoa precisa estar sempre no controle de tudo, ela estará funcionando a partir do segundo nível de consciência. A mente vive sob o império do medo neste estágio. Medo de perder o controle. Medo de não possuir o outro. Medo de perder o poder.
O terceiro estágio na consciência humana tem como ponto marcante os relacionamentos. É um relacionamento mais profundo que o do segundo estágio, porque agora, além do sexo, há ternura, carinho, amor, atenção, cuidado. É claro, há também posse, controle, inveja e ciúme neste relacionamento, mas traz infinitas possibilidades a mais que o segundo. A grande maioria dos relacionamentos de amor que conhecemos se comporta dessa maneira: marcante troca de sentimentos que variam de bons a ruins.
O quarto estágio é o Amor. A consciência humana marcada pelo quarto estágio vibratório da mente experimenta o Amor. Este amor não é uma alternância entre amor e ódio. É um Amor, com letra MAIÚSCULA. Neste nível funcionamos numa entrega à vida. Este é o chamado chacra do coração. Você vê a vida como um milagre vivo. Há vislumbres do amor que as pessoas são, porque quando a mente está funcionando neste quarto nível de consciência muitos problemas e dificuldades desaparecem.
Há um engano de que podemos mudar os nossos problemas. Os problemas não desaparecem. Na verdade o que acontece é que você funciona em outro nível. Um outro nível de consciência. É como se você visse um filme. Às vezes é aventura, outras é drama. O que muda é o filme. Há problemas em um nível que não há em outro. A percepção de tudo muda.
Quando a percepção da mente muda, o que acontece? Todo aquele mundo que você construía é visto de uma outra forma. Porque o mundo e a vida são o conjunto de crenças e sentimentos pessoais que temos sobre o mundo e a vida. Aquilo que penso ou sinto é minha percepção. Mas há outras maneiras de sentir e ver as mesmas coisas.
Muitos terapeutas, psicólogos, estão cientes da beleza do quarto estágio. Eles podem ajudar as pessoas que ainda estão envolvidas no medo, insegurança, e em relacionamentos co-dependentes (terceiro nível), aqueles que não aprenderam a se amar e a respeitar sua personalidade como um trampolim para Deus. Mas o quarto nível é muito frágil. Nele ainda é fácil se identificar com os problemas e conflitos dos três primeiros níveis.
Você já conheceu pessoas que você sabe que são muito amorosas, mas ao mesmo tempo se metem em muitas armadilhas? Pois é, há pessoas extremamente amorosas, que conhecem muito bem a compaixão e o amor pelo outro, mas os seus próprios pensamentos e sentimentos por si mesmos as abalam muitas vezes. São pessoas amorosas, mas ainda sofrem de insegurança e medo da vida.
Então a vida vai as encaminhando para conhecer o quinto nível.
Perceba uma coisa interessante: os níveis são regidos por sentimentos e pensamentos, não é mesmo? Pensamentos e sentimentos de medo, amor, culpa, ansiedade, leveza... Estes são os filmes: Pensamentos e sentimentos são filmes, que nesse caso são o que diferenciam um nível de mente para outro. Uma necessidade de outra.
Mas quem é você neste caso? Um nível de mente ou aquele que percebe que os níveis mudam?
Se você percebe que os níveis mudam e que você está se identificando ora com um, ora com outro, note que a mudança de foco criará uma nova percepção em você. Se você é aquele que vê o filme, aquele que nota que os níveis mudam, você é a pura consciência que vê. Essa pura consciência que vê nós chamamos de observador. A meditação é o início desse ponto de vista novo.
No quinto nível vibratório de mente você nota que há um observador que se identifica com a mente. Ou seja, você percebe que há algo em você que observa e que não é aquilo que observa. Este observador foi chamado por algumas religiões de Espírito Santo.
Quando você percebe que este observador é você, e você não é quem você pensava que era (o conteúdo dos três primeiros níveis, que são pensamentos, sentimentos passados, e sensações corporais), então você está tomando consciência do quinto nível, que é pura observação sem julgamento, pois não há conceitos a serem julgados neste nível.
O quinto nível vê os quatro primeiros níveis sem julgar, sem comparar, sem analisar, sem comentar, sem dar opinião, sem usar lógica, sem argumentar. O quinto nível é a pura observação. A prática da meditação em essência é isto. Os buscadores aprendem a observar os pensamentos, sentimentos e sensações corporais sem julgar "bom ou mau", e a isso chamam de meditação.
Quem julga são os quatro níveis primeiros - A MENTE CONSCIENTE, que está sempre em comparação. É o nível do ego ativo. Se você apenas nota a mente julgar, você aprende devagarinho a separar o julgador, do observador que nota o julgador.
Quando você aprende a observar que quem está julgando é sua mente (quatro primeiros níveis de consciência da mente), e que seu quinto nível é puramente silencioso e cheio de amor, você percebe que pensamentos e sentimentos o incomodam quando você se identifica totalmente com eles. Aprender a se desidentificar dos pensamentos e sentimentos passados é meditar. Os pensamentos e sentimentos estão lá, mas não são mais controlados pelo ego. E um milagre acontece: toda aquela energia que estávamos colocando para fora é guardada dentro. É por isso que as pessoas dizem que a yoga e a meditação ajudam a conservar energia. Sua mente fica mais clara. E você deixa de criar problemas desnecessários.
Dizem os sábios, que os sexto e sétimo estágios são experienciados pela graça divina. "Você não pode fazer nada para alcançar a iluminação", dizia Buda. Porque a iluminação é uma entrega total a Deus. Jesus Cristo entregou totalmente quando disse: "Pai, Seja feita a Tua Vontade". Gautama Buda entregou quando disse: "Descobri que não há eu, que tudo é vazio, que a vida faz tudo por mim". Krishnamurti dizia: "O pensamento é passado. Descubra o que está presente Agora". Osho disse: "Iluminação acontece quando não há nenhum desejo de ser diferente do que você é. Então Deus te ilumina com sua graça quando você relaxa e confia". O sábio Gurdjieff dizia: "Você não tem um centro. O centro é sua alma. Você é, nesse instante, muitos desejos desconexos. Você tem de trabalhar para descobrir seu centro". O sábio hindu Yogananda dizia: "Só um coração que conhece o amor pode ver Deus".
O professor pode te ajudar a conhecer o que ele conhece. Se um professor espiritual conheceu experiencialmente os cinco primeiros níveis de mente, e aprendeu a se estabelecer no observador, simplesmente relaxando e observando seus pensamentos e sentimentos, ele pode ensinar outros, ajudar amigos, a se estabelecer no observador, no quinto nível.
Este é o último ensinamento. Os outros ensinamentos são na verdade aprofundamentos na entrega do ego, aprofundamentos na confiança, que não há nada que se possa fazer pois é a vida a Grande Mestra.
Um mestre iluminado pode criar uma energia para iluminação. Ele cria um campo de energia búdica. Um mestre iluminado conhece todos os níveis, e portanto, conhece truques, e tem uma clareza total do funcionamento da grande mente cósmica, ou seja, daquilo que chamamos de níveis de consciência.
Um mestre iluminado simplesmente desapareceu como um eu, porque ele não quer mais controlar a vida. Mas ele tem um ego que o ajuda a falar com você. Quando você chama seu nome ele reconhece. A única diferença é que ele conhece os níveis e não se identifica com nenhum, pois ele sabe que não é nenhum nível, mas puramente consciência além de qualquer nível. Consciência que observa os níveis.
Um mestre iluminado vê a vida com uma grande brincadeira cósmica. Vê tudo como uma coisa só, e não julga aquilo que vê. E nota que todas as pessoas são na verdade iluminadas, apenas precisam realizar isto.
Para quem já pratica ou praticou meditação, sabe que trata-se de algo impossível de definir.
Meditação é um estado de ser, um estado de consciência alerta, algo muito pessoal e a melhor forma de conhecer a meditação é vivenciando-a, praticando-a.
Há anos dando aulas de meditação, durante as quais integro várias fontes de sabedoria e práticas orientais sobre a "conquista deste estado", sempre inicio cada aula com a "explicação", ou abordagem de um aspecto deste vasto tema, além dos benefícios que cada técnica de meditação pode trazer.
Como veremos no texto a seguir, estes benefícios são o cerne para qualquer questão a ser trabalhada: os corpos, os chacras, a evolução em todos os sentidos e finalmente a conquista de um alinhamento com Deus.
O texto abaixo passa uma "idéia" do que vem a ser a meditação a partir da vivência e experiência de um buscador especial. Tem uma visão eclética proposital, para que ninguém se prenda a qualquer fronteira e possa discernir com liberdade qual a linguagem ou caminho da meditação que mais lhe toca.
O encontro do buscador está na capacidade dele entrar em contato, através da meditação, com estados mais elevados de consciência e perceber a vida por um novo portal de entendimento.
Conceição Trucom
OS ESTÁGIOS DA CONSCIÊNCIA
Para fins meramente ilustrativos, muitos sábios falaram em níveis de consciência. A consciência é uma só, mas ela se manifesta em vários níveis. Quando a consciência se manifesta, cada nível tem uma freqüência de onda diferente. Tudo no universo está em movimento, em constante vibração, o que significa que tudo se inter-relaciona através de uma vibração característica.
Como todos os sete estágios da consciência estão presentes no ser humano, a questão não é em que estágio ele está, mas em qual ele está funcionando AGORA. Qual está sendo a sua possibilidade AGORA. Porque num próximo momento você pode estar funcionando a partir de um outro prisma de consciência.
Nós todos flutuamos por esses estágios. Num dia só podemos estar uma hora com medo de não ter dinheiro no futuro e não ter onde morar (o medo do primeiro estágio), e depois de uma hora ter medo de ficar sozinho (o medo básico do segundo estágio), e mais adiante ter medo de perder o controle da vida ou uma profunda falta de confiança diante de tudo (terceiro estágio).
Esse artigo é só para brincar com esses conceitos e ver como a nossa mente reage diante dos outros e dos acontecimentos. Em cada nível a mente percebe o mundo de uma maneira. Aquele que vê o mundo com os olhos do amor e da compaixão abriu seu coração, e está funcionando do quarto nível para cima, muito diferente da pessoa que está só com medos da vida, sentindo-se separada de Deus, desamparada e solitária. Mas são apenas níveis mentais, não são realidades fixas.
Sempre a questão é: Quais os meus níveis preponderantes? Quais os meus níveis habituais? É apenas para isso que ajuda falar desses níveis. E para notarmos que cada um deles é natural acontecer. O universo é inteligente. Você já notou que seu cabelo cresce sem você controlar? E que sua unha cresce, seu sangue circula, sua respiração acontece, sem você escolher? O universo é mágico e surpreendente.
Quantas coisas estão acontecendo e não sendo feitas por nós, seres humanos. Por que nós achamos então que podemos controlar tudo que acontece ao redor?
Cada nível tem sua função e é perfeito em si mesmo. Nós somos os vários níveis. Mesmo que você não conheça alguns níveis, não importa. Nós precisamos conhecer bem alguns níveis, pois todos são importantes na evolução da consciência.
Não é uma questão de que você não deveria ter medo. Nós precisamos sentir medo para então conhecermos o seu oposto. O oposto do medo é o Amor. Mas como o branco pode ser conhecido sem o preto? Como o baixo pode ser conhecido sem o alto? Como o alegre pode ser conhecido sem o triste? Como o sucesso pode ser conhecido sem o fracasso? Se você não tem o contraste, não pode conhecer. Sem os três primeiros níveis de consciência, não é possível conhecer os demais. É do carvão que nasce o diamante.
Os sete estágios:
O primeiro estágio da consciência no ser humano é caracterizado pela busca da sobrevivência. Um teto onde morar, algo para comer. É a base para a formação de um ser humano. Um corpo sadio, um corpo saudável.
O segundo estágio da consciência em nós é o caracterizado pelo desejo de sexo e poder. O desejo de dominar, a competição, e o sexo pelo sexo. Não há encontro de dois seres, apenas o encontro de dois corpos. Se para preencher seu vazio a pessoa precisa estar sempre no controle de tudo, ela estará funcionando a partir do segundo nível de consciência. A mente vive sob o império do medo neste estágio. Medo de perder o controle. Medo de não possuir o outro. Medo de perder o poder.
O terceiro estágio na consciência humana tem como ponto marcante os relacionamentos. É um relacionamento mais profundo que o do segundo estágio, porque agora, além do sexo, há ternura, carinho, amor, atenção, cuidado. É claro, há também posse, controle, inveja e ciúme neste relacionamento, mas traz infinitas possibilidades a mais que o segundo. A grande maioria dos relacionamentos de amor que conhecemos se comporta dessa maneira: marcante troca de sentimentos que variam de bons a ruins.
O quarto estágio é o Amor. A consciência humana marcada pelo quarto estágio vibratório da mente experimenta o Amor. Este amor não é uma alternância entre amor e ódio. É um Amor, com letra MAIÚSCULA. Neste nível funcionamos numa entrega à vida. Este é o chamado chacra do coração. Você vê a vida como um milagre vivo. Há vislumbres do amor que as pessoas são, porque quando a mente está funcionando neste quarto nível de consciência muitos problemas e dificuldades desaparecem.
Há um engano de que podemos mudar os nossos problemas. Os problemas não desaparecem. Na verdade o que acontece é que você funciona em outro nível. Um outro nível de consciência. É como se você visse um filme. Às vezes é aventura, outras é drama. O que muda é o filme. Há problemas em um nível que não há em outro. A percepção de tudo muda.
Quando a percepção da mente muda, o que acontece? Todo aquele mundo que você construía é visto de uma outra forma. Porque o mundo e a vida são o conjunto de crenças e sentimentos pessoais que temos sobre o mundo e a vida. Aquilo que penso ou sinto é minha percepção. Mas há outras maneiras de sentir e ver as mesmas coisas.
Muitos terapeutas, psicólogos, estão cientes da beleza do quarto estágio. Eles podem ajudar as pessoas que ainda estão envolvidas no medo, insegurança, e em relacionamentos co-dependentes (terceiro nível), aqueles que não aprenderam a se amar e a respeitar sua personalidade como um trampolim para Deus. Mas o quarto nível é muito frágil. Nele ainda é fácil se identificar com os problemas e conflitos dos três primeiros níveis.
Você já conheceu pessoas que você sabe que são muito amorosas, mas ao mesmo tempo se metem em muitas armadilhas? Pois é, há pessoas extremamente amorosas, que conhecem muito bem a compaixão e o amor pelo outro, mas os seus próprios pensamentos e sentimentos por si mesmos as abalam muitas vezes. São pessoas amorosas, mas ainda sofrem de insegurança e medo da vida.
Então a vida vai as encaminhando para conhecer o quinto nível.
Perceba uma coisa interessante: os níveis são regidos por sentimentos e pensamentos, não é mesmo? Pensamentos e sentimentos de medo, amor, culpa, ansiedade, leveza... Estes são os filmes: Pensamentos e sentimentos são filmes, que nesse caso são o que diferenciam um nível de mente para outro. Uma necessidade de outra.
Mas quem é você neste caso? Um nível de mente ou aquele que percebe que os níveis mudam?
Se você percebe que os níveis mudam e que você está se identificando ora com um, ora com outro, note que a mudança de foco criará uma nova percepção em você. Se você é aquele que vê o filme, aquele que nota que os níveis mudam, você é a pura consciência que vê. Essa pura consciência que vê nós chamamos de observador. A meditação é o início desse ponto de vista novo.
No quinto nível vibratório de mente você nota que há um observador que se identifica com a mente. Ou seja, você percebe que há algo em você que observa e que não é aquilo que observa. Este observador foi chamado por algumas religiões de Espírito Santo.
Quando você percebe que este observador é você, e você não é quem você pensava que era (o conteúdo dos três primeiros níveis, que são pensamentos, sentimentos passados, e sensações corporais), então você está tomando consciência do quinto nível, que é pura observação sem julgamento, pois não há conceitos a serem julgados neste nível.
O quinto nível vê os quatro primeiros níveis sem julgar, sem comparar, sem analisar, sem comentar, sem dar opinião, sem usar lógica, sem argumentar. O quinto nível é a pura observação. A prática da meditação em essência é isto. Os buscadores aprendem a observar os pensamentos, sentimentos e sensações corporais sem julgar "bom ou mau", e a isso chamam de meditação.
Quem julga são os quatro níveis primeiros - A MENTE CONSCIENTE, que está sempre em comparação. É o nível do ego ativo. Se você apenas nota a mente julgar, você aprende devagarinho a separar o julgador, do observador que nota o julgador.
Quando você aprende a observar que quem está julgando é sua mente (quatro primeiros níveis de consciência da mente), e que seu quinto nível é puramente silencioso e cheio de amor, você percebe que pensamentos e sentimentos o incomodam quando você se identifica totalmente com eles. Aprender a se desidentificar dos pensamentos e sentimentos passados é meditar. Os pensamentos e sentimentos estão lá, mas não são mais controlados pelo ego. E um milagre acontece: toda aquela energia que estávamos colocando para fora é guardada dentro. É por isso que as pessoas dizem que a yoga e a meditação ajudam a conservar energia. Sua mente fica mais clara. E você deixa de criar problemas desnecessários.
Dizem os sábios, que os sexto e sétimo estágios são experienciados pela graça divina. "Você não pode fazer nada para alcançar a iluminação", dizia Buda. Porque a iluminação é uma entrega total a Deus. Jesus Cristo entregou totalmente quando disse: "Pai, Seja feita a Tua Vontade". Gautama Buda entregou quando disse: "Descobri que não há eu, que tudo é vazio, que a vida faz tudo por mim". Krishnamurti dizia: "O pensamento é passado. Descubra o que está presente Agora". Osho disse: "Iluminação acontece quando não há nenhum desejo de ser diferente do que você é. Então Deus te ilumina com sua graça quando você relaxa e confia". O sábio Gurdjieff dizia: "Você não tem um centro. O centro é sua alma. Você é, nesse instante, muitos desejos desconexos. Você tem de trabalhar para descobrir seu centro". O sábio hindu Yogananda dizia: "Só um coração que conhece o amor pode ver Deus".
O professor pode te ajudar a conhecer o que ele conhece. Se um professor espiritual conheceu experiencialmente os cinco primeiros níveis de mente, e aprendeu a se estabelecer no observador, simplesmente relaxando e observando seus pensamentos e sentimentos, ele pode ensinar outros, ajudar amigos, a se estabelecer no observador, no quinto nível.
Este é o último ensinamento. Os outros ensinamentos são na verdade aprofundamentos na entrega do ego, aprofundamentos na confiança, que não há nada que se possa fazer pois é a vida a Grande Mestra.
Um mestre iluminado pode criar uma energia para iluminação. Ele cria um campo de energia búdica. Um mestre iluminado conhece todos os níveis, e portanto, conhece truques, e tem uma clareza total do funcionamento da grande mente cósmica, ou seja, daquilo que chamamos de níveis de consciência.
Um mestre iluminado simplesmente desapareceu como um eu, porque ele não quer mais controlar a vida. Mas ele tem um ego que o ajuda a falar com você. Quando você chama seu nome ele reconhece. A única diferença é que ele conhece os níveis e não se identifica com nenhum, pois ele sabe que não é nenhum nível, mas puramente consciência além de qualquer nível. Consciência que observa os níveis.
Um mestre iluminado vê a vida com uma grande brincadeira cósmica. Vê tudo como uma coisa só, e não julga aquilo que vê. E nota que todas as pessoas são na verdade iluminadas, apenas precisam realizar isto.
Assinar:
Postagens (Atom)