sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Os Níveis de Consciência

O QUADRIVIUM possui autênticos Princípios Fundamentais que orientam os procedimentos com discernimento e segurança. Entre eles, destacam-se o da Totalidade, o da Progressividade, o do Monitoramento, o da Multi-interdisciplinaridade, o da Atualização, o da Evidência e o do Rendimento.


Os Níveis de Consciência

A figura ao lado, pertencente ao Sistema Isotérico Universal - mal divulgado como Quarto Caminho, apresenta os círculos do conhecimento, ou níveis de consciência. Em se tratando de desenvolvimento interno, a situação não está nada bem: pelo menos 90% da massa humana encontram-se no Círculo da Confusão das Línguas. Ali estão situadas as pessoas que “representam os mais baixos níveis da pura mecanicidade e da inconsciência”. Urge DESPERTAR!
Sistema Isotérico 2.gif



O Autêntico Despertar

O QUADRIVIUM visa o despertar em várias dimensões - que é o autêntico despertar:


• o DESPERTAR para a verdadeira razão da vida: a Transcendência, a Amplificação da Consciência;


• o DESPERTAR para o estado de ataraxia (imperturbabilidade) perante as vicissitudes da vida;


• o DESPERTAR para as possibilidades do desenvolvimento das grandes e variadas potencialidades do ser humano;


• o DESPERTAR para a existência de instrumentos e procedimentos atualizados que aceleram o processo evolutivo interno;


• o DESPERTAR para se libertar da mecanicidade, do automatismo, dos condicionamentos limitadores, dos falsos valores sociais, dos preconceitos, das crenças e imagens ofuscantes, das couraças, dos apegos; para se libertar das emoções negativas (principalmente dos medos), dos vampiros emocionais, dos relacionamentos desgastantes, dos distúrbios de saúde, da inquietude da mente...



O Autoaperfeiçoamento deve Objetivar

• no Corpo Físico: autocura, prevenção em saúde e implementação de hipervitalidade;


• na Esfera Emocional: maturidade emocional e superação das emoções negativas;


• na Mente: quietude, lucidez, discernimento e capacidade de reflexão objetiva;


• no Corpo Energético: harmonização e potencialização - proteção contra energias invasoras (bloqueios energéticos), catarse energética e ativação de vórtices magnos e grandes;

• na vida social: relacionamentos de qualidade (e menos de quantidade) e incremento da fraternidade universal;
Chakras 7 lateral png.png
• na vida profissional: aprender a ter satisfação no que faz - considerar o trabalho como um meio de autodesenvolvimento; desempenhar com eficiência suas funções e trabalhar por amor à obra - o êxito financeiro será conseqüência.


O Início da Busca

Quando uma pessoa atinge certo nível de consciência existencial, inconformada com os limitados padrões convencionais que a prendem aos meros e ordinários processos da subsistência, ela busca meios que tornem sua existência mais plena.


É nesse momento, tipificado por inquietudes interiores e questionamentos diversos, que ocorre a busca pelas Escolas de Sabedoria, acreditando-se encontrar nelas os ensinamentos adequados para percorrer o caminho evolutivo de forma mais segura e consciente.


De fato, sem uma Escola seria difícil darmos os primeiros passos com segurança e lucidez. Através de procedimentos progressivos em graus de complexidade e sutilização podemos, trabalhando em equipe, acelerar efetivamente o processo interior.



Tipos de Escola

Escolas de Sabedoria existem desde remota antiguidade. São bem conhecidas as clássicas ou tradicionais, as quais, por conservarem os mesmos ensinamentos e práticas – até durante séculos - por transmissão sucessiva através de seus membros, são denominadas Escolas Conservadoras ou Estáticas.



Procedimentos antigos, técnicas cristalizadas, estruturadas e aprovadas há muito tempo, não são indício de melhor eficiência. Embora devamos reconhecer que, com raríssimas exceções, alguns convêm mesmo nos dias de hoje.

Na história humana, cada período tem seus problemas e necessidades próprios.

E para atendê-los adequadamente cada época deve elaborar novos instrumentos, novas técnicas, mais fortes, mais aprimorados, mais específicos. Não podemos viver hoje com os olhos de séculos passados. É perigoso ficarmos defasados do nosso tempo.
FRACTAL 11.gif

Espiral simbólica da evolução interna



A vida é um processo dinâmico. Vivemos num mundo de rápidas e constantes mudanças, as quais devem ser acompanhadas. Até nas pequenas coisas optamos pelo mais eficiente, pelo mais produtivo. Queremos economizar tempo, esforço e energia. Com técnicas de vanguarda poderemos, em qualquer ramo de atividade, produzir muito mais em menos tempo, menos esforço e com maior precisão. Portanto, a palavra chave para a autorrealização é ATUALIZAÇÃO. Por conseguinte, temos a oportunidade de acelerar de fato nosso processo evolutivo interior.


Dessas concepções surge outro tipo de escola: as Escolas Inovadoras ou Dinâmicas, as quais otimizam a evolução interior porque estão sempre se atualizando, renovando-se, adaptando-se às necessidades de cada momento. Este tipo de escola é muito raro.



As Vias Possíveis

O ser humano possui cinco instrumentos, estruturas ou veículos como meios ou vias de desenvolvimento interior supremo: o corpo físico (soma), a mente, o emocional, o corpo energético (corpo eletromagnético) e, muitíssimo raramente, a esfera sexual.
ESTRUT 5 s título B.jpg

Conforme o número de veículos utilizados por cada Escola, elas podem ser mono, bi ou multifocais. As escolas multifocais são também chamadas de Sintéticas ou Integrativas. Visto que entre tais estruturas ocorrem constantemente interferências mútuas, o trabalho realizado com apenas uma ou duas delas será pouco produtivo. O Quadrivium se estabelece como uma Escola Integradora Dinâmica.



A Sabedoria da Ação

O QUADRIVIUM utiliza conhecimentos de vanguarda e está estruturado sob a forma de Sistemas Integrados, objetivando, através da Sabedoria da Ação (o fazer consciente), a Saúde Real, o Auto-conhecimento Autêntico e a Amplificação da Consciência.


A Saúde (Vitalidade Real) - ignorada pela maioria das Escolas - é o pilar básico do QUADRIVIUM. A Saúde - que não deveria ser um fim em si mesmo, mas um meio - é a chave para toda e qualquer realização autêntica. Ela se torna imprescindível para se atingir algo maior: a tão almejada Transcendência. O grande sábio Pitágoras considerava que o máximo potencial mental só seria possível se o corpo fosse um instrumento eficiente.


O QUADRIVIUM abarca conhecimentos nas áreas da saúde, da filosofia, da psicologia, da expressão corporal, das artes, da psicossomática, entre outras. Dentre as disciplinas pouco ou nada conhecidas temos a Psicologia Arquetipal, a Psicologia Nutricional, a Ortobioenergética e a Biorritmologia.



Para Refletir

"É tolo uma sociedade apegar-se a velhas ideias em novos tempos como é tolo um homem
tentar vestir suas roupas de criança."
Thomas Jefferson


"Se as portas da percepção se abrissem,
tudo apareceria como é. "

William Blake



"Aquele que conhece aos outros é esperto;
aquele que conhece a si mesmo é iluminado."

Lao-Tzu


"Não é que gostemos de estar sós; é que amamos voar alto como a águia. E quando voamos alto, a companhia vai ficando mais e mais rarefeita até que some completamente. Não é nossa imprudência que nosso objetivo seja o topo das montanhas. É omissão das multidões
que sequer conseguem começar a escalá-las."
Henry David Thoreau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores